fbpx

Importância da avaliação de imóvel

porJoão Cláudio

Importância da avaliação de imóvel

Aqui no Blog da Confidence Avaliações sempre comentamos sobre os vários aspectos que entornam o contexto das avaliações de imóveis, como o ajuste de avaliação processual, mas você sabe a real importância da avaliação de imóvel? Neste texto explicamos um pouco porque este processo é tão importante e deve ser feito com a maior qualidade, atenção e detalhismo para que possíveis futuros inconvenientes sejam evitados.

Em que situações a avaliação de imóveis se aplica?

A engenheira agrônoma Paola Jurca Grígolli diz que uma avaliação de imóvel rural pode ser determinada para os mais diversos fins. Vejamos algumas:

  • Bancos: para os bancos, a avaliação serve para quando a terra é dada como garantia ao crédito concedido;
  • Dissolução societária e divisão de bens: neste quesito cada parte receberá o quinhão devido sem que os outros interessados se sintam lesados, ou seja, é como acordo entre os interessados;
  • Valor de mercado: neste recurso a avaliação é importante para possíveis negociações de compra e venda;
  • Contabilidade e auditoria: para se identificar o valor exato deste patrimônios e das atividades financeiras desenvolvidas. Com estes valores definidos, o proprietário têm noção quantitativa de seu patrimônio;   
  • Ativo biológico:  Neste quesito a avaliação de imóveis rurais age possibilitando a identificação, quantificação e valoração do passivo ambiental;
  • Processos judiciais: A avaliação de imóvel rural atua entrando como assistente técnico de uma das partes ou como perito nomeado pelo juiz, neste item as finalidades podem ser para desapropriações (reforma agrária, áreas indígenas e quilombolas e instituição de servidão), indenizações, execução de dívidas e comprovação de produtividade.

Como é feita a avaliação de imóveis rurais?

A engenheira Paola Grígolli nos diz que a principal importância é identificar as características próprias daquele imóvel rural. Este processo facilita o trabalho do avaliador, para posteriormente, encontrar junto aos agentes chave do mercado imobiliário propriedades semelhantes a que será avaliada. Assim é possível avaliar o imóvel em relação às suas próprias características e em relação às outras propriedades semelhantes no mercado.

Esses pontos de consideração podem variar de um trabalho para outro de acordo com as características de cada região. Os principais fatores estabelecidos pela norma (NBR-14.653-3/2004) são transações, se foi negócio realizado ou oferta; classe de capacidade de uso da terra, que estabelece uma correlação entre o imóvel que será avaliado e o imóvel levantado com os agentes chaves no mercado e a situação, que determina a posição da propriedade quanto ao tipo de acesso, ou seja, se é por rodovia ou estrada de terra, considerando a condição de trafegabilidade desta última.

Ainda outros pontos de consideração podem ser relevantes dependendo da:

  • Região
  • Distância do mercado consumidor
  • Recursos hídricos
  • Topografia
  • Tipo de solo
  • Ocupação

O avaliador tem que ter habilidade e experiência no mercado para que o imóvel possa ser avaliado de maneira correta e seu valor, definido de acordo com o mercado. Na Confidence Avaliações temos profissionais capacitados e com vasta experiência na avaliação de imóveis rurais dispostos a ajudar nossos clientes. Entre em contato conosco para agendar sua avaliação agora mesmo.



Sobre o Autor

João Cláudio administrator

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.