fbpx

Tecnologia ajuda a transformar sítio em rentável propriedade produtora de café

porJoão Cláudio

Tecnologia ajuda a transformar sítio em rentável propriedade produtora de café

Aqui na Confidence Avaliações, sempre buscamos inovar em nossa área de atuação e trazer as tecnologias mais modernas para nossos clientes, como você pode ver neste post por exemplo. Desta vez, trazemos o exemplo de uma família em Cássia, Minas Gerais, que usou tecnologia para transformar um sítio que produzia café em uma propriedade lucrativa e tecnológica.

A propriedade da família Xavier tem apenas 16 hectares e se encontra a uma altitude de 1000 metros. Começando com 17 mil pés de café, Thiago e Josilaine buscaram cursos e aprimoramentos para melhorar a produtividade de sua propriedade. Também contrataram o agrônomo Leonardo Oliveira para também auxiliar a melhora da condição da plantação.  Segundo Leonardo, o foco da produção é associar a alta qualidade da bebida com uma alta produtividade. Desta forma, é proporcionada uma rentabilidade maior para os produtores Thiago e Josilaine.

Para que as plantas recebam os nutrientes necessários para a produção e consigam uma boa colheita, o agrônomo recolhe folhas do pé de café e amostras do solo para análise. Com a análise, é possível identificar como deve ser tratada a planta para que a produção seja ideal.

Outra inovação trazida para a propriedade é a preocupação com a sustentabilidade na manutenção da lavoura. Para deixar as plantas saudáveis, o uso de agrotóxicos são controlados e assim, o gasto é reduzido ao mínimo.

Com estas medidas, foi possível à Josilaine se concentrar na torra do café. Ao invés de intermediadores e centralizou o processo para dentro da própria fazenda. Assim, Josilaine torra e mói os grãos e vende para restaurantes, hotéis e supermercados da cidade de Cássia. Esta eliminação de intermediários possibilitou o aumento do faturamento da fazenda.  

Um Novo Desafio com o Café

Com a produção consolidada e o processo otimizado, a família Xavier resolveu enfrentar um novo desafio: produzir café especial. Com a ajuda de Márcio Braga, que é mestre de torra e barista, a família adaptou sua produção para que houvesse a produção do café especial. Com a ajuda de Márcio, por exemplo, a família realiza a colheita seletiva. O processo consiste em medir a porcentagem de açúcar do fruto do café através de um aparelho, o refratômetro. Com este processo, é possível que apenas os frutos mais maduros sejam colhidos. O café especial pode chegar em um preço de até R$1500,00 a saca, como relata Thiago.

Aqui na Confidence Avaliações sempre prezamos em utilizar tecnologia de ponta para que nossos clientes atinjam seus objetivos com maior qualidade e em menor prazo. Além disso, a Confidence trabalha com profissionais especialistas para a orientação junto com os clientes.



Sobre o Autor

João Cláudio administrator

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.