fbpx

Ajuste de Avaliação Patrimonial

porJoão Cláudio

Ajuste de Avaliação Patrimonial

É muito importante corrigir o valor dos ativos e passivos no ajuste de avaliação patrimonial para evitar futuros problemas fiscais.

O blog da Confidence trata não só da parte técnica das avaliações e perícias, mas também abordamos, de forma sistêmica, a legislação. É muito importante entender qual é a base legal das atividades realizadas para que se evite futuros problemas fiscais e judiciais. Neste texto falaremos do Ajuste de Avaliação Patrimonial.

O que é o Ajuste de Avaliação Patrimonial?

A Ajuste de Avaliação Patrimonial recebe os valores revistos que são de propriedade do imóvel ou da entidade. Isto é, trata-se de uma atualização de valores de ativos e passivos com base no valor justo. O valor justo, por sua vez é o valor de um item similar em um mercado ativo, obtidos em modelos matemáticos-estatísticos ou em um fluxo de caixa.

O valor justo de terrenos e edifícios geralmente é avaliado a partir de indicações do mercado, por meio de outras avaliações feitas por avaliadores qualificados profissionalmente. É importante ressaltar também que o valor justo de itens de instalações e equipamentos é normalmente o seu valor de mercado definido por avaliação.

Qual é a base do Ajuste de Avaliação Patrimonial?

O Ajuste de Avaliação Patrimonial tem como base o Artigo 183 da Lei n° 6.704/76, que determina que a mesma deve ser feita segundo os seguintes critérios:

a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda; e
b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito.

Com que frequência devo realizar o Ajuste de Avaliação Patrimonial?

O Ajuste de Avaliação Patrimonial não tem uma frequência definida, ela depende, na realidade, das mudanças dos valores justos do ativo que está sendo revisto. Sempre que o valor justo de um ativo é diferente de seu valor contábil, ele deve ser revisto. Por isso, existem itens que devem ser revisto com maior frequência e outros, com uma menor frequência.

A Confidence Avaliações preza sempre pela melhor qualidade e eficiência em suas avaliações e perícias, por isso conta com profissionais com alta expertise para realizar todo tipo de avaliação e perícia e fazer seu negócio se desenvolver e crescer com segurança.

Sobre o Autor

João Cláudio administrator

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.