fbpx

Blockchain no agronegócio

porJoão Cláudio

Blockchain no agronegócio

Já falamos aqui no blog da Confidence sobre como a tecnologia está transformando o agronegócio e que devemos nos adaptar a essa transformação. Comentamos também sobre a tecnologia de blockchain neste artigo, mas você sabe o que é esta tecnologia?


O que é Blockchain?

De forma básica a blockchain é uma tecnologia de registro distribuído. Onde a segurança é baseada na descentralização dos dados. Explicando melhor, com um exemplo, é como uma rede de planilhas interligadas. Estas planilhas não podem ser mudadas sem que se saiba e os dados não dependem de uma só planilha (bloco). Esta tecnologia confere maior segurança às transações financeiras e permite o rastreamento de toda a produção de um alimento, do plantio à colheita, passando pela distribuição e comercialização.


Representação da cadeia de blocos de informação criptografada.

Uma grande vantagem da blockchain, apesar de ser uma tecnologia relativamente complexa, é que ela é barata e elimina o intermédio de transações. As duas partes que estão fazendo a transação é tudo o que é necessário para fazer a transação. A própria cadeia de dados valida a transação, que pode ser conferida depois, evitando as fraudes.

Como a blockchain pode ajudar no agronegócio?

Com a característica de descentralização dos blocos é possível dividir dados com agentes diversos envolvidos em uma cadeia de produção. Isto pode acontecer desde o plantio do produto até a posição dele no mercado. A blockchain proporciona, desta forma, um rastreamento total de um produto de forma segura, criptografada e flexível.

Um exemplo da eficiência da blockchain no agronegócio aconteceu em 2017, quando 60 milhões de toneladas de soja foram vendidas dos EUA para a China em um quinto do tempo, sem erros, fraudes e num processo muito mais barato. Esta agilidade aconteceu pois o pagamento foi realizado em uma blockchain desenvolvida para a Louis Dreyfus Company. O comprador e o vendedor fecharam negócio através de uma validação da carta de crédito pela blockchain. A carta foi revisada, emitida e confirmada e a operação se deu. Esta tecnologia, que não permite a edição posterior de dados, registrou a operação e assim garantiu a segurança e transparência das informações.

foto por Vidit Goswami.

Como você viu, a blockchain é uma tecnologia que pode agilizar o processo de compra, além de reduzir os custos e proporcionar uma transparência ímpar e segurança excepcional. Aqui na Confidence Avaliações sempre prezamos por utilizar a tecnologia de ponta para  que nossos clientes possam desfrutar de processos otimizados que oferecem controle, segurança e confiabilidade. Pode contar conosco para seu negócio se desenvolver e crescer com segurança!


Sobre o Autor

João Cláudio administrator

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.